GALERIA
FBAUL:
15.10 — 31.10

FABRICA
FEATURES:
12.10 — 02.11

PT

EN

"For most of us, photography stands for the truth. But a good artist can make a harder truth by manipulating forms. It fascinates me how I can manipulate the truth so easily by the way I juxtapose opposites or crop the image or take it out of context."

John Baldessari


"Na obra Ed Henderson Suggests Sound Tracks for Photographs, o artista conceptual americano John Baldessari explora as relações entre o que vemos e o que ouvimos. Baldessari descreveu ao telefone um conjunto de imagens da revista National Geographic ao seu aluno Ed Henderson (que não tinha qualquer forma de acesso à visualização destas imagens). Henderson deveria escolher uma banda sonora para cada imagem de uma selecção de efeitos sonoros e músicas atmosféricas kitsch. Como resultado deste processo surge uma série de pequenos filmes surreais contendo humoradas composições entre imagem e som. Ao remover fotografias e músicas estereotipadas do seu contexto original e ao recombiná-las, Baldessari reconhece como os significados por associação e as reacções emocionais despoletadas pelos clichés e géneros da cultura de massa se tornaram parte do nosso subconsciente colectivo."1 Este exercício procurou explorar as múltiplas dimensões de sentido nas relações audiovisuais, ao entender possíveis sistemas de organização, tradução e expansão dos fenómenos do som e da imagem. No programa da disciplina foram lançadas algumas questões. O que acontece quando pensamos nas relações possíveis entre som e imagem? Como é que estes dois sinais, meios, sentidos, expressões e matérias se encontram e constroem significado? Qual o contrato que originam? Síntese ou oposição, síncronia ou assíncronia, unidade ou decomposição, tradução ou feedback? Este exercício pretendeu servir como um primeiro contributo dos alunos a estas questões.


1 "See this sound: promises in Sound and Vision".