"Mixing characterizes the social life of design.
Visual communications elicit divergent responses
in a crowded landscape of competing messages." 1
Ellen Lupton
A leitura é um exercício dinâmico que apela
à memória e suscita a imaginação. Um texto não
é apenas um texto. É o princípio de uma construção
que convoca palavras, imagens, sons, sensações.
Como afirma Michel Foucault
2, um livro não tem
limites porque o texto é apenas um nó de uma ampla
rede de referências. Esta lógica associativa refere-se
explicitamente ao conceito de intertextualidade.
Assim, o valor de uma mensagem não se encerra
em si mesma, mas nas possibilidades de
combinação / recombinação com outras mensagens
através do processo de descodificação
/ recodificação que a leitura propícia.
A desconstrução, introduzida no âmbito
dos estudos literários por Jacques Derrida em
1967, corresponde a um processo de desmontagem
estrutural dos códigos e convenções, que oferece
ao design gráfico argumentos alternativos na
exploração da linguagem gráfica e tipográfica.
Mixing Messages foi um exercício de
experimentação em torno de novas possibilidades
de formulação do discurso gráfico e assente na
possibilidade de seleccionar conteúdos e de gerar
novos significados através de uma nova visualidade.
Promoveu-se a leitura crítica de alguns ensaios
teóricos sobre design gráfico que se consideraram
relevantes face ao contexto temático do semestre e
procurou-se o desenvolvimento de uma análise crítica
que contextualizasse a especificidade de cada texto
e amplificasse o seu potencial significado através
do cruzamento com outras referências (textuais ou
visuais), tendo como principais objectivos, o desenho
de uma proposta editorial (booklet) que ilustrasse
os conceitos de intertextualidade e desconstrução
já referenciados.
1 Lupton, Ellen (1996); Mixing Messages: Graphic Design in Contemporary Culture; New York: Princeton Architectural Press.
2 Foucault, Michel (2002); Archaeology of Knowledge; London/New York: Routledge.