GALERIA
FBAUL:
15.10 — 31.10

FABRICA
FEATURES:
12.10 — 02.11

PT

EN

"Mixing characterizes the social life of design. Visual communications elicit divergent responses in a crowded landscape of competing messages." 1

Ellen Lupton


A leitura é um exercício dinâmico que apela à memória e suscita a imaginação. Um texto não é apenas um texto. É o princípio de uma construção que convoca palavras, imagens, sons, sensações. Como afirma Michel Foucault2, um livro não tem limites porque o texto é apenas um nó de uma ampla rede de referências. Esta lógica associativa refere-se explicitamente ao conceito de intertextualidade. Assim, o valor de uma mensagem não se encerra em si mesma, mas nas possibilidades de combinação / recombinação com outras mensagens através do processo de descodificação / recodificação que a leitura propícia. A desconstrução, introduzida no âmbito dos estudos literários por Jacques Derrida em 1967, corresponde a um processo de desmontagem estrutural dos códigos e convenções, que oferece ao design gráfico argumentos alternativos na exploração da linguagem gráfica e tipográfica. Mixing Messages foi um exercício de experimentação em torno de novas possibilidades de formulação do discurso gráfico e assente na possibilidade de seleccionar conteúdos e de gerar novos significados através de uma nova visualidade. Promoveu-se a leitura crítica de alguns ensaios teóricos sobre design gráfico que se consideraram relevantes face ao contexto temático do semestre e procurou-se o desenvolvimento de uma análise crítica que contextualizasse a especificidade de cada texto e amplificasse o seu potencial significado através do cruzamento com outras referências (textuais ou visuais), tendo como principais objectivos, o desenho de uma proposta editorial (booklet) que ilustrasse os conceitos de intertextualidade e desconstrução já referenciados.


1 Lupton, Ellen (1996); Mixing Messages: Graphic Design in Contemporary Culture; New York: Princeton Architectural Press.

2 Foucault, Michel (2002); Archaeology of Knowledge; London/New York: Routledge.