GALERIA
FBAUL:
15.10 — 31.10

FABRICA
FEATURES:
12.10 — 02.11

PT

EN

"A mass medium is one in which the "message" is not directed at an audience but through an audience. The audience is both show and the message. Language is such a medium, one that includes all who use it as part of the medium itself." 1

Marshall McLuhan


Exercício de intervenção gráfica no espaço da Faculdade, desenvolvido a partir da interpretação do texto de Marshall McLuhan "The Medium is the Message", presente na obra Understanding Media: the extensions of man, editada em 1964,1 e que teve como principais referências, os livros que resultaram da parceria entre Marshall McLuhan e o designer Quentin Fiore: "The Medium is the Massage" (1967) e "War and Peace in the Global Village (1968). Da perspectiva do design gráfico, estes são exemplos extraordinários de integração do texto e da imagem num layout bastante dinâmico visualmente, quebrando com os modelos normalmente associados à produção editorial mais comercial. "The Medium is the Massage" foi o primeiro volume concebido e concretizado por Quentin Fiore, que se assumiu assim como co-autor e intérprete visual dos textos e ideias de Marshall McLuhan. Para o exercício em causa, pretendeu-se que os alunos concretizassem um conjunto de planos gráficos que apresentassem uma série de analogias visuais potenciadoras de alguns conceitos enunciados por McLuhan no seu texto, e que se afirmassem como uma ideografia sintetizadora das suas ideias.


1 McLuhan, Marshall (1964), Understanding Media, New York: McGraw–Hill